Sorgo e Milho
É uma planta de origem africana, da mesma família botânica do milho, que é utilizada na alimentação animal, principalmente de bovinos, na forma de feno e de silagem (sorgo forrageiro).
Tipos de sorgo
-Granífero → Sorgo de porte baixo, 170cm. Produz na parte superior um panícula (cacho) com os grãos. Após a colheita desses grãos sobra o resto da planta que serve como feno ou pastejo.
-Sacarino → Sorgo alto, superior a 2 m. Colmo doce e suculento parecido como cana de açúcar, panícula aberta com poucos grãos. Utilizado como sorgo farrageiro.
-Vassoura → Tem panícula na forma de vassoura. Cultivado principalmente no sul e interior de São Paulo, usado para vassouras e artesanatos.
-Forrageiro → Sorgo de porte alto, mais de 2 m. Muitas folhas e panícula aberta com pouca semente. Elevada produção de forragem mas é usado principalmente para silagem.
-Surdanense → Porte médio, apresenta um ciclo precoce, colhido em intervalos de 40 a 50 dias, elevado valor nutritivo de forragem utilizado para feno e pastejo.
Plantação
Época de plantio é no inicio das chuvas.
→ o sorgo pode ser plantado de 3 maneiras:
-A lanço →
-Manual → Covas rasas, colocando 3 sementes em cada uma. distância de 20 cm de uma cova pra outra, em fileiras ou linhas na distância de de 80cm.
-Plantadeira → Trator, matraca ou plantadeira de tração animal soltando 20 sementes em cada metro de sulco. Distância de 80cm entre as filas.
Adubação
→ Adubação química de acordo com a análise de fertilidade do solo.
→ Adubação orgânica pode ser aplicar de 10 a 15 toneladas por hectare de estrume de curral, que deverão ser incorporadas à área do cultivo antes do plantio.
Principais pragas na cultura do sorgo
→ Formiga de roça (cortadeira) – Controlada através de formicidas ou inseticidas.
→ Lagarta elasmo – Só ataca plantas jovens, até 30 dias após o plantio, o controle é feito realizando tratamento das sementes utilizando