Sorgo
RESUMO
O sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) originária da África é uma planta com enorme utilidade em regiões quentes e secas, além de ser uma extraordinária fonte de energia, podendo substituir parcialmente o milho em rações para aves, suínos e totalmente para ruminantes.
Nesse trabalho será abordado todo o sistema de produção do sorgo desde a escolha do melhor clima, solo até a colheita e armazenagem dos grãos e da ensilagem.
PALAVRAS-CHAVE: cereal, silagem, sistemas de produção.
ABSTRACT
Sorghum (Sorghum bicolor L. Moench) originated in Africa is a plant with enormous usefulness in hot, dry regions, besides being a wonderful source of energy, can partially replace corn in diets for poultry, pigs and ruminants completely.
In this work the whole system of production of sorghum is discussed from choosing the best climate, soil until harvest and storage of grain and silage.
KEY WORDS: cereal, silage, production systems.
1 INTRODUÇÃO
A planta de sorgo (Sorghum bicolor L. Moench) é um produto da intervenção do homem, que domesticou a espécie e, ao longo de gerações, vem transformando-a para satisfazer as necessidades humanas. Sorgo é uma importante fábrica de energia, de enorme utilidade em regiões muito quentes e muito secas, onde o homem não consegue boas produtividades de grãos ou de forragem cultivando outras espécies, como o milho. A origem do sorgo está provavelmente na África, embora algumas evidências indiquem que possa ter havido duas regiões de dispersão autônomas: África e Índia.
O sorgo é cultivado em áreas e situações ambientais muito secas e/ou muito quentes, onde a produtividade de outros cereais é antieconômica. Embora de origem tropical, o sorgo vem sendo cultivado em latitudes de até 45º norte ou 45º sul, e isso só foi possível graças aos trabalhos dos melhoristas de plantas, que desenvolveram cultivares com adaptação fora da zona