Doenças do milho e sorgo
Enviado por:
Eng° Agronomo | 0 comentários
Arquivado no curso de Agronomia na UFSM
-------------------------------------------------
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Download
denunciar
1 Ronei de Almeida Douglas
O Milho é cultivado em quase todos os países do mundo. É uma das culturas que oferece maior produção, quando cultivada com técnicas eficientes.
O milho está constituído por uma só espécie, Zea mays L., todas as cultivares estão incluídas nesta espécie e não se conhece formas silvestres. Existe cultivares botânicas ou espécies de Z. mays L., como o milho tunicado, Z. mays var. tunicata; o amiláceo, Z. mays var. amylacea; o doce, Z. mays var. saccharata; o duro, Z. mays var. indurata; o pipoca, Z. mays var. everta e o dentado, Z. mays var. indentata.
O sorgo por sua vez é uma cultura que responde bem aos tratos culturais que lhe são feitos, no entanto exige o uso de técnicas mais produtivas.
Existem vários tipos de sorgo que são classificados de acordo com o aproveitamento da planta. Assim temos:
Sorgos forrageiros - São os que produzem grandes quantidades de massa verde muito apreciada pelos animais, sendo também, bons produtores de grãos;
Sorgos forrageiros sacarinos – Tem as mesmas qualidades do sorgo forrageiro além de possuírem açúcar, o que torna seu sabor adocicado;
Sorgos industriais – Tipo de sorgo que produz poucas folhas e sementes. Sua panícula é formada de fibras longas que são usadas para fazer vassouras.
Tanto o milho como o sorgo são suscetíveis a um grande número de microrganismos patogênicos que contribuem para baixar sua produção. A literatura cita inúmeras doenças que podem ser causadas por fungos, bactérias, vírus, nematóides, etc.
A maior ou menor importância das diferentes doenças está relacionada com a freqüência que ocorrem como também pelos danos causados. _ 1 Professor Adjunto, FAEM-UFPel, Departamento de Fitossanidade. 2002.
Ronei de Almeida Douglas 2