Embrapa sustentável do solo milho e sorgo biotecnologia e uso
Biotecnologia e uso
Relação dos transgênicos com o trabalho da Embrapa
De acordo com o trabalho de campo feito na Embrapa, empresa do governo federal vinculada á agricultura, pode-se perceber que a cada dia são implantadas técnicas para melhoria da produção de alimentos e o aumento da produtividade combatendo a fome no mundo. Para isso procura-se vencer obstáculos da natureza, produzir alimentos o ano inteiro, combater pragas e doenças sem usar muito agrotóxico. A partir daí é usada á técnica da transgenia, que consiste na produção de organismos geneticamente modificados de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza, a partir de pesquisas feitas no ramo da engenharia genética.
O tema é bastante polêmico, devido em países desenvolvidos não serem totalmente legalizados, como alguns países da Europa. Cientistas vêm desenvolvendo pesquisas para criar argumentos favoráveis ao uso dos mesmos, desde o aumento da competitividade no agronegócio ate o elevado teor nutritivo desses alimentos e a diminuição do uso dos herbicidas. Além de tornar esses alimentos saudáveis, são desenvolvidas pesquisas para criar novos tipos de terapias e medicamentos.
Há benefícios, mas também existem danos, pois estes trazem efeitos negativos a partir do seu uso. Aspectos como, alto risco da perda da biodiversidade, tanto pelo aumento do uso de agrotóxicos, que possuem efeitos a vida do solo, quanto pela contaminação de sementes naturais são utilizados para defender esse ponto de vista. Um exemplo é a cultura do arroz tradicional que hoje se encontra em ameaça a transgenia.
A ida a Embrapa nos possibilitou o contato com os transgênicos, ao visitarmos as plantações de milho e sorgo, vimos como é feito, de modo sustentável, o cultivo destes, como é que acontece a preparação dos solos, etc.,