Sono dos animais
- Os animais dormem para poupar energia, descansar os músculos e permitir ao cérebro processar as informações que eles absorvem enquanto estão acordados. Alguns animais caçadores dormem bastante porque dedicam apenas umas pouca horas diárias a procurar alimento. Já os animais que são caçados passam muito mais tempo acordados e alertas.
Em termos de sono, tudo é relativo neste nosso reino animal. Veja algumas curiosidades sobre o assunto:
-Coalas dormem de 18 a 22 horas por dia. Seu modo de vida é lento. Eles raramente deixam os eucaliptos, seu principal habitat.
-Para não se perderem uma das outras, as lontras marinhas dormem de mãos dadas, flutuando na água.
-Os cachorros adormecem com extrema facilidade, mas acordam rapidamente quando ouvem passos ou latidos nas redondezas.
-As girafas têm o período de sono o mais curto entre todos os mamíferos. Elas dormem apenas duas horas durante o dia todo.
-Os patos mallards dormem agrupados. Os sentinelas ficam nas extremidades, em vigilância, de modo a proporcionar um sono mais profundo para aqueles que ficam no interior do grupo.
-Os golfinhos, assim como as baleias, mantêm um olho aberto durante o sono. Metade do seu cérebro fica acordado o tempo todo, de modo a manter a consciência para respirar e proteger-se de possíveis ameaças.
-Em média, os gatos passam 2/3 do dia dormindo. Isso significa que um bichano de nove anos de idade terá ficado acordado apenas três anos de sua vida.
No inverno, macacos japoneses tomam banho nas águas termais do Parque Jigokudani em Nagano, Japão. Eles dormem abraçados uns aos outros para combater o frio intenso.
-Os morcegos dormem cerca de 20 horas por dia.
-As preguiças ficam acordadas só quatro horas por dia. Elas dormem penduradas nos galhos, presas por suas garras.
-Os gorilas gostam de ter umas 12 horas de sono.
-Os cavalos precisam dormir apenas 3 horas por dia.
-Os elefantes dormem cerca de 4 horas por