ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS DE RATOS PRIVADOS DE SONO PARADOXAL (PSP)

1966 palavras 8 páginas
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE FERNADÓPOLIS – FEF
FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS – FIFE
CURSO PSICOLOGIA
NOME

ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS DE RATOS PRIVADOS DE SONO PARADOXAL (PSP)

FERNANDÓPOLIS 2013

NOME

ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS DE RATOS PRIVADOS DE SONO PARADOXAL (PSP)

Trabalho apresentado à disciplina de Laboratório de Pesquisa Experimental, sob a orientação do Prof. Oswaldo Longo como parte das exigências para a aprovação do 4°Semestre de Psicologia.

FERNANDÓPOLIS
2013
Alterações comportamentais de ratos privados de sono paradoxal (PSP)

Objetivo:
Avaliar as respostas comportamentais de ratos privados de sono durante 72 horas por meio de teste de Habituação em Campo Aberto (atividade motora) e Teste de Reconhecimento (resposta cognitiva).

Métodos:
Ratos Wistar machos (60dias) divididos em dois grupos: i) grupo controle (n=15), ii) ratos privados do sono paradoxal durante 72 horas (n=15). Os animais foram submetidos à privação do sono paradoxal usando o método de plataforma múltipla modificada, que consiste em colocar 15 animais em um tanque (123 x 44 x 44 cm) contendo 17 plataformas quadradas (6,5 cm x 6,5 cm), com o nível da água 1 cm abaixo da sua superfície.
O número de plataformas maior que o de animais, permite que eles possam mover-se de uma para outra. A atonia muscular presente no sono paradoxal faz com que o animal acorde ao encostar o focinho ou, ainda, o corpo inteiro na água.
Os animais controles permaneceram em suas gaiolas-moradia no mesmo ambiente onde foi realizada a privação de sono. Os dados foram expressos como média ± S.E.M. (erro-padrão da média). A comparação entre os grupos foi realizada através do Teste-t de Student, com significância de 0,05.
Resultados: A privação do

Relacionados