Sondas e drenos
INTRODUÇÃO Sondagem é a colocação de sondas nos orifícios naturais do organismo ou através de abertura da pele com a finalidade de extrair líquidos retidos, diagnóstico ou penetração de alguma substância. As sondas são em geral de borracha ou plásticos semi-rígidos, atóxicos. São de secção cilíndrica e comprimentos variáveis para atingir órgãos em várias profundidades. São usadas de preferência tubos confeccionados de PVC por serem atóxicos, de superfície lisa e terem baixo poder aderente às secreções. Os tamanhos padronizados dos diâmetros externos da maioria dos instrumentos endoscópicos são fornecidos de acordo com a escala francesa de Charriére (unidades de 0,33 mm = 1 French [F] ou 1 Charriére [Charr]. Assim, 3F é igual a 1 mm de diâmetro.
CUIDADOS NA MANUTENÇÃO DA SONDAGEM VESICAL O risco de infecção relacionada ä cateterização reduz de 97% para até 8% quando empregamos sistemas fechados de drenagem. Deve-se evitar a abertura deste sistema e, quando for manipulado, deve-se lavar as mãos e utilizar luvas de procedimento. A sonda deve ser trocada apenas quando necessário, não existindo vantagens na sua troca periódica.
O refluxo da urina á associado com infecção, por isso o saco coletor deve ser adequadamente posicionado, abaixo do nível da bexiga do paciente, evitando seu contato com o chão, devendo ser freqüentemente esvaziado para manter o fluxo urinário.
PROCEDIMENTOS NA SONDAGEM DE ALÍVIO FEMININA - Primeiramente devemos explicar a paciente o que será feito e, após reunir o material : - Pacote de cateterismo vesical esterilizado contendo : cuba-rim, cuba redonda, bolas de algodão e pinça Pean ou similar;
- Sonda Uretral Vesical (Nelaton nr 8 a 12 ) ou sonda Uretral. ( nr 10 a 14 );
- Luvas estéreis e frasco com PVP-I tópico;
- Tubo de ensaio para coletar amostra se necessário;
- Cercar a cama com