Sondagem
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
Rafael Santana Ribeiro
Salvador
2013
UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR
ESCOLA DE ENGENHARIA CIVIL
Rafael Santana Ribeiro
SONDAGEM A PERCUSSÃO
Trabalho referente a matéria construção civil I, abordando a importância da sondagem dos solos na construção civil, os equipamentos necessários e como deve se executar.
Salvador 2013
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho visa mostrar o procedimento de execução de sondagem no solo antes de qualquer intervenção, independente do seu porte. Os solos são constituídos de um conjunto de partículas entremeadas com ar (e/ou água) nos seus espaços vazios. Esses conjuntos de partículas estão dispostos em camadas, com diferentes espessuras e profundidades. Cada camada possui resistência diferente da outra e há variações de resistência inclusive na mesma camada de solo. O objetivo da sondagem é definir as profundidades destas camadas, bem como sua natureza e resistência a cada metro perfurado (através do ensaio SPT) e orientar-nos quanto à presença, ou não, de lençol subterrâneo (lençol freático). Com estas informações, é possível executar a fundação mais adequada à construção, assim como projetar estruturas de contenção de terra, necessárias quando se têm cortes e/ou aterros no terreno
2. MÉTODO O procedimento de realização da sondagem deve seguir ao máximo o método de ensaio NBR-6484/FEV 2001 “SOLO – SONDAGENS DE SIMPLES RECONHECIMENTO COM SPT – MÉTODO DE ENSAIO”
3. EQUIPAMENTOS
Alguns equipamentos utilizados para sondagem:
-Torre com roldana e sarilho;
- Tubos de revestimento em aço;
- Hastes de lavagem/penetração em aço
- Mostrador padrão;
- Cabeças de bater em aço;
- Peso de bater com massa de ferro de 65kg;
- Trépano;
- Trado concha;
- Trado Helicoidal;
-