Sonata de Outono
CCBS - CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE
CURSO DE PSICOLOGIA
Disciplina: Introdução à Prática Profissional – 2013.2
Código: PSF 1720
Professor: Iaraci Fernandes Advíncula
1ºGQ-:25/09/2013
Nome do aluno(a):
ódio não mais existia. Diz ainda, na carta, que espera que não seja tarde demais, pois não pretende deixá-la sair de sua vida de novo.
...
No filme Sonata de Outono do diretor Ingmar Bergman temos duas personagens que merecem uma reflexão psicológica: a mãe Charlotte( interpretada por Ingrid Bergman) e a filha Eva (interpretada por Liv Ullmann). Sinopse
Eva conheceu o marido, Viktor, durante uma Conferência de Bispos em Trondhelm, na Noruega. Ela se encontrava lá, na qualidade de jornalista, quando ele a convidou para conhecer sua paróquia. Aceitando o convite, pouco tempo depois os dois achavam-se casados.
Os dois desfrutam de uma vida tranquila na paróquia. É importante acrescentar que o casal teve um filho que morreu afogado no lago, com quatro anos de idade. Eva continua com seu quarto intacto e fala como se o menino continuasse vivo. Agora, ao saber que sua mãe, uma famosa concertista de piano, acaba de perder seu companheiro de treze anos, Leonardo, ela combina com o marido escrever uma carta convidando-a para passar uma temporada com eles.
Charlotte, sua mãe, aceita o convite e chega finalmente para rever a filha que não via há sete anos. Entretanto, a alegria do encontro é ameaçada quando Eva lhe fala que tirou sua irmã Helena doente, da Clínica onde se encontrava, e a trouxe para casa a fim de poder dar-lhe uma maior atenção. Para Charlotte, é difícil encarar a filha com uma doença incurável, principalmente agora que acaba de perder seu companheiro.
Embora tenha deixado claro para Eva que preferia que Helena não se encontrasse ali, ao vê-la, no entanto, demonstra estar feliz em saber que a irmã está cuidando dela e também pelo fato das três se acharem novamente juntas. Ao saírem