Tensão Induzida por Fluxo Magnético - Transformador
Disciplina:
Electromagnetismo
Docente:
Victor Meireles
Elementos do grupo (1DB):
Leonel Barbosa 1110604
Tiago Marques 1110518
André Oliveira 1110581
Introdução Teórica
O transformador é um dispositivo capaz de converter uma dada tensão em outra tensão, de valor e intensidade de correntes diferentes, mantendo constante a potência.
Quando uma corrente passa através de um condutor, forma-se um campo magnético. Se for usada corrente alternada, o campo magnético surge, aumenta e diminui de intensidade, até se reduzir a zero, para depois se estabelecer no sentido oposto e desaparecer novamente, para cada ciclo.
Ao enrolar os condutores em bobinas e ao coloca-los próximos um do outro, transfere-se energia de um circuito para outro.
A bobina em que é aplicada a tensão alternada é chamada de enrolamento primário e a corrente nesse enrolamento é denominada corrente primária. A bobina que sofre a indução é chamada de enrolamento secundário e a corrente induzida de corrente secundária.
Se o campo magnético produzido pelo primário é constante, sobre o enrolamento secundário não será induzida nenhuma tensão (igual nº espiras no primário e secundário). A tensão induzida é proporcional à velocidade de variação do fluxo magnético provocado pela tensão aplicada no enrolamento primário.
A razão entre a tensão de saída no secundário e a tensão de entrada do primário é igual à razão entre o número de espiras das duas bobinas. Esta relação é chamada de relação de tensão. Np = Vp Ns Vs
Se desprezarmos as perdas no transformador, a potência no secundário será igual à do primário. Portanto, no transformador ideal, a relação de potências é igual a 1. Embora o transformador possa aumentar uma tensão, ele não pode aumentar uma potência, pois não se pode tirar mais potência do secundário do que colocamos no primário. Portanto, quando o transformador aumenta uma