Livros
1. Descreva o funcionamento do transformador.
O funcionamento do transformador baseia-se nos fundamentos do eletromagnetismo, onde constata-se que, ao movimentar um campo magnético diante de um condutor, surge uma corrente induzida. O transformador é composto por duas bobinas (primário e secundário) e um núcleo comum. Por ser composto de bobinas, quando alimentado o primário ou o secundário com tensão alternada, é produzido um fluxo magnético variável, já que a corrente alternada oscila em 60Hz. Esse fluxo magnético variável, ao agir no interior do núcleo, atinge o secundário, provocando o aparecimento de uma tensão alternada nesse enrolamento por conta da indução magnética. Esta tensão é chamada de tensão induzida.
2. Por que o transformador não funciona se alimentado com tensão contínua?
Se a fonte de alimentação utilizada for de corrente contínua, não haverá uma transformação de tensão constante entre as bobinas, pois o fluxo magnético gerado pela corrente contínua não é variável ao longo do tempo.
3. Porque o núcleo dos transformadores não é de ferro maciço?
Porque, devido ao fluxo magnético variável, responsável pela indução magnética, age também sobre o núcleo de ferro maciço e produz correntes induzidas nesse ferro, que produzem campos magnéticos contrários ao campo que deu origem a essas correntes. Quanto menor a resistência elétrica desse núcleo, maiores os efeitos provocados pelas correntes parasitas, que são perda de rendimento e aquecimento.
Para minimizar esses efeitos, não se utiliza um núcleo maciço para o transformador, e sim chapas de ferro magnético, de espessura reduzida, isoladas eletricamente uma da outra e montadas em forma de núcleo. Por estarem isoladas eletricamente uma da outra e montadas em forma de núcleo. Por estarem isoladas eletricamente, não facilitam a circulação das correntes parasitas, reduzindo o aquecimento e a influência negativa no campo magnético dessa origem. Por isso, os