Avaliação educacional
O quem se tem muito presente no filme são as questões que envolvem as desigualdades sociais e o preconceito, não somente por parte dos alunos, mas muito enraizado pela diretora e professores daquela unidade escolar. O modo avaliativo é por meio da avaliação somatória, que consiste no modo convencional.
A professora é singular em suas atitudes, desde o início ela vê a situação em que se encontra como boa oportunidade a sua carreira, seus saberes. A professora avalia seus alunos pela avaliação educativa, a qual consiste em avaliar os alunos em todas as oportunidades, avaliava os alunos em contexto, no envolvimento com as aulas, com o conteúdo, observava o todo, o completo m nela e o que lhe permitia ser mais comprometida com sua profissão, seu papel.
Primeiramente os alunos compreenderam a professora como alguém não significativa no processo de aprendizagem, a percepção era de que ela seria apenas mais uma a passar pela vida escolar deles e nada mais, não tinham expectativas, e não acreditavam nela e nem neles mesmo. Com o passar das aulas e ao tomarem conhecimento sobre a proposta da professora e de seus objetivos e comprometimentos, os alunos começaram a abrir oportunidades para transformação e aquisição do novo saber, perceberam-se como seres ativos, produtores e construtores de culturas sócio históricas de vida, de conhecimento.