“Somos herdeiros de galileu”
Correntes Filosóficas
Umas das correntes filosóficas que existem é o Racionalismo, este atribui grande valor a matemática, pois ela é uma forma de compreensão da realidade. No Racionalismo a mente humana é capaz de chegar a verdade, temos como exemplo e matemático René Descartes (1596-1650), que foi um racionalista que dizia “Nunca devemos nos deixar persuadir se não pela evidencia da razão”. Os Racionalistas acham que as experiências provenientes dos sentidos são um fonte de erros na realidade do mundo.
Já os filósofos empiristas ai totalmente contra a idéia dos racionalistas as quais suas idéias partiam do principio da visão, audição, tato, paladar e olfato, isso é, toda sua origem é a partir da experiência. O nome empirista surgiu da empeiria, do grego, que significava experiência. Um dos maiores filósofos dessa área foi John Locke (1632-1704) que dizia “não há nada no intelecto humano que não tenha existido antes na experiência”. O empirista discordava totalmente do racionalista, um exemplo de tese é a que a mente humana, ao nascer, é um papel em branco sem qualquer idéia ou pensamento, sendo preenchida com o tempo, adquirida pela experiência. Idéia do empirista.
O idealismo surge por volta do século XVIII onde suas base são a razão e a experiência. Um dos maiores filósofos e pensadores do idealismo foi Immanuel Kant (1724-1804), que a sua teoria era que o conhecimento era construído a partir de juízos universais. Deixando de lado um pouco o empirista-racionalista o idealismo diz que o conhecimento é construído de matéria e forma, as quais a matéria são as coisas que são percebidas pelos sentidos; e a forma são os seres humanos que descobrem pela razão as relações entre essas coisas. Galileu conseguiu abalar os “inquestionáveis” conceitos que os precederam, que o pensamento que o acompanhou eu seus raciocino foi os