Sombras coloridas - Objetivo, como fazer, principais informaçoes
Alunas:
Carolina Del Rio – Nª 7
Fabiana Miranda - N ª8
Vivian Martins - Nª 27
Matérias:
*Duas lâmpadas monocromáticas de cores diferentes
*Anteparo branco
*Obstáculo opaco
*Extensão com encaixe para lâmpadas
Passo 1
Neste experimento utilizamos lâmpadas de LED nas cores azul e vermelho, e um pedaço de madeira como obstáculo opaco. Em uma sala escura, posicione as lâmpadas e o anteparo. Ao desligar uma das lâmpadas, pode-se observar como a luz proveniente da outra incide sobre o anteparo. Repare que quando as duas estão ligadas ocorre uma mistura de cores.
Passo 2
Ligue as lâmpadas e posicione o obstáculo, verifique que a uma formação de três regiões de sombra sobre o anteparo: uma azul, uma negra e outra vermelha. Tampe uma das lâmpadas e observe a sombra formada apenas pela outra. Alterne a lâmpada a ser tampada. Lembre-se também que nas regiões do anteparo nas quais há incidência de luz proveniente das duas lâmpadas, ocorre uma mistura de cores que resulta na cor lilás.
Obs: Altere a posição das lâmpadas e do obstáculo, para obter o melhor resultado possível.
Passo 3 (Explicação)
Para entender como a sombra é formada, devemos antes conhecer o Princípio de propagação retilínea da luz. Esse princípio diz que em meios transparentes e homogêneos a luz se propaga em linha reta. Um objeto opaco pode produzir uma sombra quando intercepta a trajetória da luz e a impede de iluminar uma determinada região do espaço. Essa região não iluminada é denominada sombra. Como a trajetória da luz é retilínea, o contorno da sombra assume uma forma coerente com as extremidades do objeto e com sua posição em relação à fonte de luz. Sombras nítidas, com o contorno bem definido são formadas a partir de fontes pontuais ou fontes extensas muito distantes do objeto.