logo
1) Até 1917, qual era a classe dominante na Rússia? Como essa classe social vivia? Qual era a classe social explorada por ela?
R= Mencheviques. Eram os donos dos meios de produção, isto é, os donos das fábricas, das indústrias, os empresários e os comerciantes ricos. Bolcheviques.
2) O que significa a palavra czar na Rússia?
R= Título dado ao imperador da Rússia, bem como aos antigos soberanos sérvios e búlgaros.
3) A Rússia, até 1917, era predominantemente agrária ou industrializada? R= Predominantemente agrária.
4) Os operários russos tinham boas condições de trabalho, bons salários e vida digna em 1917?
R= Não. Porque os trabalhadores estavam submetidos a condições extremas de exploração: jornadas de trabalho de 12 horas a 16 horas, baixos salários, falta de segurança e inexistência de uma legislação trabalhista, além da proibição de organização sindical.
5) O partido operário socialdemocrata russo se dividiu em dois grupos com ideologias diferentes, os bolcheviques e os mencheviques. Explique os objetivos políticos de cada grupo.
R= Menchevique- que a burguesia tomaria o poder e instauraria uma República que promovesse reformas econômicas e sociais; e somente depois deveria realizar-se a revolução socialista. Bolchevique-como não havia liberdade política na Rússia, o caminho a ser trilhado deveria ser o de uma revolução proletária, conduzida por uma organização composta por revolucionários profissionais, centralizada e submetida a rigorosa disciplina.
6) O povo russo aprovou a guerra russo-japonesa? Por quê?
R= Não. Porque a Rússia sofria as consequências da derrota na Guerra Russo-Japonesa: as inúmeras perdas materiais e humanas na guerra, além da humilhação da derrota, geraram um clima de descontentamento popular responsável por uma série de confrontos entre o povo e o governo despótico do czar.
7) Explique o que foi o “domingo sangrento” e suas consequências políticas.
R= O