som
1. Introdução ……………………………………………………………3
2. Som …………………………………………………………………...4
3. Sistemas vibratórios ………………………………………………...5
4. Características das ondas sonoras ……………………………….6
5. Ondas estacionárias, esféricas e planas …………………………6
6. Reflexão e refracção das ondas …………………………………...7
7. A intensidade do som e a audição ………………………………...8
8. Conclusão …………………………………………………………….9
Introdução
Com este trabalho pretendo saber mais acerca do som, explicar como o som actua no nosso dia-a-dia sem nós nos apercebermos do quão complexo ele é.
O som varia perante as substâncias a que é sujeito e os materiais por onde se propaga.
O som
A potência da onda é medida em Joule(J/s) por segundo ou Watt(W).
A intensidade do som, num ponto do espaço é definida como potência, que passa perpendicularmente a uma superfície pequena centrada nesse ponto.
A intensidade do som pode ser medida através de sonómetros.
Um ouvido humano consegue ouvir intensidades dentro de uma gama muito elevada entre /m^2 e 10^-12W/m^2.
Um ouvido normal é mais sensível a valores de frequências entre 1000Hz e 7000Hz. Claro que estes valores varia de ouvinte para ouvinte. Estes limites são chamados de Limiar de Audição.
Som é tudo o que soa tudo o que o ouvido percebe sob forma de movimentos vibratórios. O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica; esta onda se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos, quer dizer, não se propaga no vácuo.
Silêncio é a ausência de som, ou sons que não podemos ouvir, ou seja, as vibrações que o nosso ouvido não percebe como uma onda, seja porque têm um movimento muito lento, ou muito rápido.
A altura é uma característica do som que nos permite classificá-lo em grave ou agudo. Essa propriedade do som é caracterizada pela