OS SONS
O som é um fenômeno físico ondulatório periódico, resultante de variações da pressão num meio elástico que se sucedem com regularidade. O som pode ser representado por uma série de compressões e rarefações do meio em que se propaga, a partir da fonte sonora. Não há deslocamento permanente de moléculas, ou seja, não há transferência de matéria, apenas de energia.
Características do Som
O fato de conseguirmos distinguir os diferentes sons deve-se às suas características, ou atributos:
- Timbre;
- Altura;
- Intensidade.
Timbre
O timbre é a característica que nos permite distinguir dois sons com a mesma altura e a mesma intensidade, produzidos por fontes sonoras diferentes.
Altura
A altura é uma característica do som que permite-nos distinguir um som agudo de um som grave. Quanto maior for a frequência da onda sonora, mais agudo ou alto será o som;
Os sons graves são poderosos, e dão a sensação de "peso", "poder" ao som. Eles exigem movimentações de grandes quantidades de ar e se propagam de forma desarranjada.
Os sons agudos são responsáveis pela clareza e definição do que ouvimos. Eles possuem maior direcionalidade e se espalham em ângulos menores que 180º.
Na natureza pode-se encontrar sons agudos como o piar dos passarinhos e sons graves como o mugido da Vaca.
Intensidade
A intensidade sonora está relacionada com a amplitude da onda sonora e com a quantidade de energia que a fonte sonora transmite ao meio de propagação do som. Quanto maior a intensidade sonora, maior a amplitude da onda sonora e maior a energia transmitida ao meio de propagação do som. Uma onda sonora perde intensidade no decurso da sua propagação.
Como exemplo de intensidade podemos dizer que o som produzido pelo avião é um som forte e; o som produzido pela mosca é um som fraco.
Alguns tipo de Som
Som Abafado
É o som que passou por alguma obstrução à saída do ar e, que teve absorvidas algumas frequências.
Como exemplo de som abafado temos os trompetistas que