Perfil de Velocidade - tubo de Pitot
Profa. Coordenadora: Dra. Carolina Siqueira Franco Picone
Estagiária PED B: Ana Paula da Fonseca Machado
Perfil de Velocidade: tubo de Pitot
Grupo:
Guilherme Henrique Ramos da Silva – RA: 146303
Thaís Serra Dorten – RA: 157377
Limeira, SP
11/09/2015
1. Introdução O tubo de Pitot é um instrumento de medida de velocidades que, através da diferença entre as pressões total e estática (medida através de manômetros) permite a obtenção do módulo do escoamento em uma seção. A pressão total (pressão estática mais pressão dinâmica) é medida através do orifício principal no tubo disposto longitudinalmente ao escoamento e a pressão estática através de orifícios secundários dispostos transversalmente ao escoamento.
Figura 1: Esquema de Tubo de Pitot.
Na extremidade 1, acopla-se um manômetro, obtendo-se a pressão total (pressão estática mais a pressão dinâmica) e na extremidade 2, acopla-se outro manômetro, obtendo-se a pressão estática.
Neste relatório será descrito a experiência realizada em laboratório para a determinação do perfil de velocidade do escoamento da água com o auxílio de um tubo de Pitot.
2. Objetivos
O experimento tem como objetivo determinar o perfil de velocidade do escoamento da água em seções circulares com diferentes áreas transversais, a partir da medição das velocidades em diferentes pontos ao longo do diâmetro do duto, em função da pressão manométrica, com o auxílio do “tubo de Pitot”.
3. Materiais e Métodos
Durante o experimento, foram utilizados os seguintes materiais:
Reservatório milimetrado para determinar a vazão;
Cronômetro;
Tubo de Pitot;
Manômetros piezométricos;
Módulo experimental: tudo de seção circular com área transversal variável conectado ao tubo de Pitot.
Para a realização do experimento, abriu-se a válvula controladora de vazão de água, sob quatro aberturas (vazões) diferentes, e a válvula de corante, a fim de observar