Medida de velocidade de escoamento de ar em conduto retangular
Prática 7: Medida de velocidade de escoamento de ar em conduto retangular
3º semestre – Engenharia Civil
Outubro, 2012
CONTEÚDO
- Introdução
- Materiais e equipamentos utilizados
- Procedimentos
- Cálculos e Resultados Obtidos
- Conclusão
INTRODUÇÃO
O experimento realizado tem como objetivo determinar o perfil de velocidade de escoamento de ar. Para isto foi utilizado um medidor de velocidade conhecido como Tubo de Pitot.
O Tubo de Pitot é um instrumento utilizado para a medição de velocidades de escoamentos tanto internos quanto externos, para líquidos ou gases. Ele permite obter a velocidade de uma dada corrente de um escoamento a partir da medição de duas pressões: estática e total. A diferença entre essas duas pressões é chamada de pressão dinâmica.
Para obtermos o perfil de velocidades, determinamos a velocidade de escoamento do fluido para diferentes posições do tubo de Pitot, acoplado internamente a um conduto de escoamento retangular. Para realização desse experimento, a comporta do conduto foi totalmente aberta.
Com o auxílio de um manômetro em U diferencial de água, podemos medir diretamente a diferença entre os valores locais de pressão. Assim, medindo h, a diferença nas alturas das colunas do tubo em U, podemos determinar o módulo da velocidade de escoamento do ar através da equação de Bernoulli abaixo:
MATERIAIS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS:
- Tubo de Pitot
- Manômetro em U
- Tubo de escoamento interligado a uma máquina de fluxo que é responsável pela geração do escoamento permanente do ar
A figura abaixo representa os aparelhos utilizados.
PROCEDIMENTOS
- O tubo de Pitot foi posicionado na saída de ar do conduto retangular.
- Com a comporta do conduto totalmente aberta, foi ligada a máquina de fluxo que é responsável pela geração do escoamento permanente do ar.
- Com o