redes
• Permite que todos os usu´arios internos estabele¸cam conex˜ao Telnet com hospedeiros externos, mas n˜ao permita que usu´arios externos comecem uma conex˜ao Telnet com servidor interno.
• Permite que usu´arios externos naveguem pela p´agina Web da empresa em 222.22.0.12
Nota: Porta Telnet = 22 e Porta HTTP = 80 e rodam sobre TCP.
2. Coloque V ou F
I. ( ) Firewalls s˜ao dispositivos de seguran¸ca que podem evitar a contamina¸c˜ao e a propaga¸c˜ao de v´ırus. Por outro lado, antiv´ırus s˜ao ferramentas de seguran¸ca capazes de detectar e evitar ataques provenientes de uma comunica¸c˜ao em rede.
II. ( ) Sistemas de Preven¸c˜ao e Detec¸c˜ao de Intrusos (IPS e IDS, respectivamente) realizam inspe¸c˜oes de conte´udo do pacote. A diferen¸ca entre eles ´e que, enquanto o mecanismo de detec¸c˜ao (IDS) emite apenas alertas para pacotes suspeitos, o mecanismo de preven¸c˜ao (IPS) realiza alguma a¸c˜ao quando o IDS gera este alerta.
III. ( ) Firewalls s˜ao ferramentas poderosas para seguran¸ca de uma rede interna. Al´em de proteger a rede de ataques internos, protege contra a maioria dos v´ırus utilizados na Internet.
IV. ( ) Firewalls de aplica¸c˜ao (gateways) apresentam a desvantagem de ser necess´ario um por aplica¸c˜ao utilizada. J´a a em Firewalls de filtragem, uma desvantagem ´e que a decis˜ao ´e feita em cada pacote de forma isolada, ocasionando uma perda de desempenho da rede.
3. Luiza trabalha em uma empresa com 500 funcion´arios. A empresa tem centenas de computadores com placas de rede conectando-os. A empresa tamb´em tem uma ou mais conex˜oes de alta velocidade com a internet. Luiza foi contratada para evitar que um hacker possa sondar esses computadores, tentar estabelecer conex˜oes FTP com eles, fazer conex˜oes telnet e assim por diante. Ainda,