Educação Fisica Sistema Aeróbico
André Carlos
Roberto Yuji
Sistema Aeróbio
São Paulo
2015
O que é sistema aeróbio?
O sistema aeróbico usa o oxigênio e nutrientes como glicose, gordura e carboidrato para produzir energia para o músculo.
Para criar o ATP o sistema aeróbico não é tão rápido como os outros, porém produz energia por muito mais tempo.
Características do sistema aeróbio
•Predominância de oxigênio (O2);
•Pouca formação de lactato;
•Depende de transporte de oxigênio para o músculo;
•O Substrato utilizado é o CARBOIDRATO (glicólise aeróbia) e a GORDURA (lipólise)
•Qualidade Física: Resistência aeróbia (ex: maratona, corrida de 30 minutos, caminhada de 30 minutos).
Exercícios que utilizam a energia do sistema aeróbio
Fica fácil dizer que é em atividades de resistência como corridas, pedaladas e esportes de longa duração como o futebol e o basquete. Essa é uma das explicações do porquê a atividade aeróbica é boa para queimar gordura.
Vale lembrar que numa maratona, numa caminhada de 30 minutos, corrida de 30 minutos todos os sistemas são ativados, porém o sistema predominante é o oxidativo.
Atividades mais intensas como caminhada, ciclismo, fazer compras e trabalho em escritório também são supridas em parte pelo sistema aeróbico, até que a intensidade atinja o nível moderado-alto (acima de 75%-85% da Frequência Cardíaca Máxima), depois é recrutado para suprir energia suplementar.
Substancia usada no sistema aeróbio para produzir energia.
A s substancias mais utilizadas no sistema aeróbio são proteínas, glicose e gordura, a gordura armazenada representa a mais abundante fonte corporal de energia potencial. A produção de energia é quase ilimitada. Representa cerca de 90.000 a 110.000 kcal de energia. A reserva de energia na forma de carboidratos é inferior a 2.000 kcal.
Como é usada a glicose no sistema aeróbio
O ATP liberado da quebra da glicose e/ou dos ácidos graxos, em presença de O², custa centenas de reações químicas complexas, que envolvem