Som e Acustica
Se você tem um orçamento um pouco maior e é habilidoso com uma furadeira (em inglês), você pode acrescentar uma parede dupla ou um forro falso para diminuir o barulho. Embora este artigo não vá se concentrar em projetos do tipo "faça você mesmo" para tornar o ambiente à prova de som, o conceito por trás deles é importante. Basicamente, você está construindo um espaço extra para o ar capturar e dissolver o som, pois o som não viaja sozinho. Uma vez que as ondas sonoras atravessam a primeira parede, o espaço adicional ajuda a deter parte do som, pois há uma queda na densidade de partículas. Planos de construção também costumam considerar o preenchimento dessas lacunas com isolamento, para funcionar como um meio adicional de absorver ruídos.
Estantes de livros e tapetes ou carpetes podem ajudar a isolar o rúido dos aposentos
O som é absorvido ao converter as vibrações sonoras em energia térmica. Materiais fibrosos como isolamento ou espuma formam barreiras sonoras eficientes, pois o seu trançado absorve a vibração, criando calor, em troca. É por isso que tapetes sobre piso de madeira e pisos cerâmicos reduzem ruídos. Cortinas pesadas podem reduzir o volume do som em até 10 decibéis quando posicionadas de forma estratégica [fonte: Berendt (em inglês)]. Para colocar as coisas em perspectiva, digamos que isso tiraria você de um restaurante barulhento e o levaria para uma calma conversação em casa [fonte: dangerousdecibels.org (em inglês)].
Você também pode, literalmente, bloquear o som com massa. Grandes estantes ou escrivaninhas junto a paredes comuns podem ajudar a isolar salas. Em