Solventes orgânicos
SOLVENTES ORGÂNICOS
3° B
Química orgânica
Química orgânica é a parte da Química que aborda os compostos formados pelo elemento carbono. Mas não são todos os compostos formados por carbono que são orgânicos. Dentre esses compostos há os solventes orgânicos.
Um solvente, no sentido químico, é uma substância que dissolve outra substância ou substâncias para formar uma solução (mistura homogênea), mas o tema abordado no trabalho são os Solventes Orgânicos.
Solventes Orgânicos
281940118173500Solventes orgânicos são misturas de substâncias químicas não aquosas, ou seja, não há água em sua composição, que são capazes de dissolver outros materiais. Também podemos dizer que é um grupo genérico de líquidos que contêm carbono em sua composição molecular, o que o torna orgânico.
Geralmente pertencem aos grupos de substâncias químicas alifáticas, aromáticas, alcoóis, glicóis, cetonas e ésteres. Solventes orgânicos são hidrocarbonetos e substâncias aparentadas.
O Benzeno é um exemplo de solvente orgânico que é classificado como
-381063500 hidrocarboneto aromático e é base para esta classe de hidrocarbonetos, pois todos os aromáticos possuem um anel benzênico (também chamado de anel aromático). Sua fórmula é C6H6.
São divididos os solventes orgânicos em hidrocarbonetos alifáticos, aromáticos ou halogenados; álcoois; cetonas; éteres e outros.
Hidrocarbonetos alifáticos, especificamente, são hidrocarbonetos com átomos de carbono estruturais em cadeias abertas e fechadas (cíclicas) não aromáticas. Podem ser alcanos, alcenos, alcinos ou alcadienos, e ainda outras combinações, se as ligações entre esses átomos forem respectivamente simples, duplas ou triplas.
Hidrocarbonetos aromáticos são geralmente compostos caracterizados por apresentar como cadeia principal um ou vários anéis benzênicos, sendo a "aromaticidade" melhor definida como uma "dificuldade" das ligações duplas de um composto reagirem em reações típicas de alcenos, devido a uma