Contador
OBJETIVO
INTRODUÇÃO
PLANTA 1
ZIEGLER-NICHOLS – MÉTODO 1
P
PI
PID
ZIEGLER-NICHOLS – MÉTODO 2
P
PI
PID
ZIEGLER-NICHOLS – MODIFICADO
P
PI
PID
COHEN-COON
P
PI
PID
IAE – INTEGRAL DE ERRO MÍNIMO
P
PI
PID
PLANTA 2ZIEGLER-NICHOLS – MÉTODO 1P
PI
PID
ZIEGLER-NICHOLS – MÉTODO 2P
PI
PID
ZIEGLER-NICHOLS – MODIFICADO
P
PI
PID
COHEN-COON
P
PI
PID
IAE – INTEGRAL DE ERRO MÍNIMO
P
PI
PID
CONCLUSÃO
OBJETIVO
Este relatório tem como objetivo apresentar os resultados da simulação de diferentes modelos de sistemas de controle feitos com o software MATLAB. Os modelos apresentados foram submetidos a um disturbio em degrau (subida e descida). Os gráficos mostram o compartamento dos sistemas através do tempo, após o distúrbio.
INTRODUÇÃO
O controlador PID é a estratégia de controle mais utilizada nos processos industriais. Os principais motivos do seu sucesso são o seu baixo custo de implementação e a sua simplicidade, e ainda assim, apresenta um ótimo desempenho para maioria dos processos. Atualmente, como a evolução da eletrônica, permite-se a implementação de controladores PID digitais, utilizando sistemas microprocessados, como os controladores lógicos programáveis (CLP). O contolador PI apresenta sistemas de controle que formam a entrada da planta,à partir do erro e da integral do erro no tempo.Os controladores P (proporcionais) somente utilizam o erro como variável de controle.
A integral do erro no tempo permite que a saída possa acompanhar a entrada com erro muito menor, chegando a zero, dependendo da planta. O projeto de um controlador PID requer basicamente a escolha de três parâmetros: os ganhos proporcional, integral e derivativo. O procedimento para escolha desses parâmetros é chamado comumente de sintonia de controladores. Existem inúmeros métodos de sintonia propostos, no entanto, este trabalho tratará de alguns métodos considerados mais difundidos, a dizer o proposto por: Ziegler e Nichols,