Soluções e medicação intracanal ( noções de endodontia)
Podem ser categorizada em Soluções irrigadoras, quelantes, lubrificantes e medicamentosos.
SOLUÇÕES IRRIGADORAS
É um agente de limpeza.
PPROPRIEDADES:
Não ser tóxico;
Ser solvente tecidual;
Apresentar baixo custo;
A solução irrigadora mais comumente usados nos tratamentos endodônticos é o hipoclorito de sódio (NaOCL), concentração entre 0,5,10 e 2,5%
PREPARO DA SOLUÇÃO IRRIGADORA
O uso do hipoclorito de sódio restringe ao interior da cana. Pode ser usados em seringas tipo Luer com cânula irrigadora ou em tubetes de anestésico vazios e devidamente auto clavados.
A auxiliar odontológica deve manter o dedo indicador como anteparo para evitar que a pressão do liquido não se desloque totalmente o embalo do tubete.
Armazená-los em local restrito e em ambiente escuro, longe da luz, pois a sua presença perde rapidamente sua propriedade.
QUELANTES
Denomina-se de quelantes as substancias que tem a propriedade de fixar os íons metálicos de um determinado complexo molecular. São substâncias usadas para promover um amolecimento da dentina.
LUBRIFICANTE
São substâncias a base de glicerina. É solúvel em águas e deve ser totalmente removida do interior do canal após o seu uso.
MEDICACÃO INTRACANAL
Antigamente, o sucesso do tratamento endodôntico era atribuído a medicação usada entre as sessões de tratamento.
Hoje se sabe que o importante é uma limpeza adequada. Alguns medicamentos usados como curativo entre sessões tem ação antimicrobiana.
MEDICAÇÕES MAIS USADAS
Germicidas potentes (Formo cresol)
Antissépticos inespecíficos ( Paramonoclorofenal e associações)
Pastas a base de hidróxido de cálcio: é preparada com hodroxido de cálcio pró-análise, usada como veiculo o propilenoglical, e é introduzido nos canais como auxilio de limas endodônticas.
VITALIDADE PULPAR
O diagnostico da vitalidade pulpar é realizado através de anamnese, exames clínicos e radiográficos.
Para determinar se existe o comprometimento