Soluções quimicas
As soluções se diferenciam inicialmente quanto a dois fatores principais: fase de agregação e condutibilidade elétrica. Elas também podem ser classificadas segundo a relação existente entre a quantidade de soluto na solução quanto insaturadas, saturadas e supersaturadas. E ainda é comum, classificar as soluções em diluídas ou concentradas, considerando a proporção entre soluto e solvente.
2. Soluto e solvente
Soluto e Solvente são os termos usados para representar os componentes de uma solução, onde Solvente é o componente da solução que se encontra em maior quantidade, é a substância que está sendo dissolvido e soluto, o que se encontra em menor quantidade, é a substância que efetua a dissolução.
O solvente considerado mais importante é a água, chamada solvente universal, pois é a substância que dissolve a maior quantidade de solutos.
A água é chamada solvente polar pelo fato de suas moléculas serem eletricamente polarizadas (possuem carga negativa no lado do átomo de oxigênio e carga positiva no lado do hidrogênio): +δ H H δ+ {δ carga elétrica parcial}– δ O δ-
2.2 Coeficiente de solubilidade
O coeficiente de solubilidade S de um soluto é a máxima quantidade desse soluto que pode ser dissolvida em 100g de água numa determinada temperatura.
Exemplos (gramas do soluto em 100g de água, a 20°C):
1) Sal comum (NaCl):36.
2) Açúcar comum (sacarose: C12H22O11): 33.
3) Éter (C4H10O): 7.
4) Álcool (C2H6O): infinita.
Soluções do nosso cotidiano Solução de ácido sulfúrico: Fórmula: H2SO4(aq) Utilidade: bateria de automóveis
Álcool hidratado: Fórmula: C2H2OH.H2O Utilidade: bebidas, combustível limpeza do lar, etc.
Formol: Fórmula: HCHO – 40% Utilidade: conservação de cadáveres
Vinagre (ácido acético) Fórmula: CH3COOH – 4%