Soluções quimicas
Retiramos da natureza todos os recursos de que necessitamos. Os minérios, fonte de combustíveis e matérias-primas para a fabricação de muitos produtos são exemplos desses recursos.
A maioria das substancias que utilizamos é encontrada na natureza misturada a outras.
As soluções podem ser:
- Gasosas Os componentes desse tipo de solução encontram-se no estado gasoso. Toda mistura de gases é uma solução, como por exemplo, o ar, que é uma mistura de gases.
- Líquida. Nesse tipo de solução, pelo menos um dos componentes deve estar no estado líquido, como a água do mar, que apresenta uma série de materiais sólidos (sais como cloreto de sódio, sulfato de magnésio, etc.).
- Sólidas. Os componentes desse tipo de solução, na temperatura ambiente, encontram-se no estado sólido. Essas soluções são denominadas ligas. (latão, que é uma liga de cobre e zinco).
Veja, algumas dessas soluções: Existem também soluções de gases em líquidos; um exemplo comum é o gás carbônico dissolvido no refrigerante.
Componentes de uma solução
Os componentes de uma solução são chamados soluto e solvente:
- Soluto é a substância dissolvida no solvente. Em geral, está em menor quantidade na solução.
- Solvente é a substância que dissolve o soluto.
Classificação das soluções
De acordo com a quantidade de soluto dissolvido, podemos classificar as soluções:
- Soluções saturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, isto é, excesso de soluto, em relação ao valor do coeficiente de solubilidade (Cs), não se dissolve, e constituirá o corpo de fundo.
- Soluções insaturadas contêm uma quantidade de soluto dissolvido menor que a sua solubilidade naquela temperatura.
- Soluções supersaturadas (instáveis) contêm uma quantidade de soluto dissolvido maior que a sua solubilidade naquela temperatura.
DISSEMINAÇÃO
Em uma mistura de duas espécies químicas diferentes, pode ocorrer a disseminação, sob forma de pequenas