METODOS QUANTITATIVOS
BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
ESTRUTURAS DE MERCADO
Pato Branco
OUTUBRO/2014
Faculdade Mater Dei
Amanda da Silva
Andressa Both
Gustavo dos Santos
Josiane ZamarchiLuciano Severgnini
Trabalho apresentado a disciplina de Economia do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis sob orientação da professora Iliane Duarte.
Pato Branco
JUNHO/2014
INTRODUÇÃO
ESTRUTURAS DE MERCADOS
Concorrência Pura e Perfeita
A Concorrência Pura ou Concorrência Perfeita é um tipo de mercado em que há grande número de empresas, de tal sorte que uma empresa, isoladamente, por ser insignificante , não afeta os níveis de oferta do mercado e, consequentemente, o preço de equilíbrio. As empresas são apenas tomadoras de preços.
Nesse tipo de mercado , devem prevalecer as seguintes proposições:
Mercado atomizado: composto de grandes números de empresas;
Produtos homogêneos: não existe diferenciação entre produtos ofertados pelas empresas concorrentes;
Não existem barreiras: para o ingresso de empresas no mercado;
Transparência do mercado: todas as informações sobre lucros, preços, etc. são conhecidas por todos os participantes do mercado.
Uma característica do mercado em concorrência perfeita é que, a longo prazo, não existem lucros extras ou extraordinários, mas apenas lucros normais, que representam a remuneração implícita do empresário de empresário.
Em concorrência perfeita, como o mercado é transparente, se existem lucros extraordinários, isso atrairá novas firmas para o mercado, pois também não há barreiras ao acesso. Com o aumento da oferta de mercado, os preços de mercado tenderão a cair, e consequentemente também os lucros extras, até chegar-se a uma situação em que só existirão lucros normais, cessando o ingresso de novas empresas nesse mercado.
Monopólio
No monopólio a empresa é o único vendedor do produto sem substitutos próximos, portanto não há concorrência, nesse caso os consumidores se submetem às condições impostas pelo