Solução aquosa de acido sulfurico
Belém-PA
2012
INTRODUÇÃO
Nesta aula, trabalhamos com o ácido sulfúrico H2SO4. O ácido sulfúrico é um ácido mineral forte. É solúvel na água em qualquer concentração. O H2SO4 é um ácido líquido, incolor, inodoro, oleoso. Reage fortemente com diversas substâncias orgânicas. A reação libera muito calor e pode ser explosiva. Ao se derramar água sobre ele (concentrado), ele explode, projetando líquido à distância.
Reage com água, álcool, metais em pó, carburetos, bases anídricas, clorados, cromatos, permanganatos, nitratos, fulminatos, fluosilícios.Ele ataca o ferro, o zinco e o cobre, mas não tem ação sobre o chumbo.
É o ácido mais importante economicamente. Corrosivo, cancerígeno, causa severas queimaduras por todo o corpo. Pode ser fatal se ingerido ou em contato com a pele, nocivo se for inalado, afetando apenas os dentes.
OBJETIVO:
Preparar soluções aquosas onde o reagente é uma solução concentrada, cuja densidade e título são desconhecidos.
PRECAUSSÕES: Ao utilizar um ácido, sempre utilizar uma capela. E também, NUNCA colocar a água no ácido, adicionar sempre o ácido na água.
MATERIAIS UTILIZADOS: * Béquer de 250 mL; * Balão Volumétrico de 500 mL; * Pipeta de 10 mL; * Pera de Sucção; * Bastão de Vidro; * Funil pequeno;
PROCEDIMENTO:
Para a preparação de 500 mL de H2SO4 1. Determinar o volume necessário para preparar 500 mL de uma solução de H2SO4 2. Transferir o volume determinado de H2SO4 concentrado, utilizando uma pipeta, para um béquer contendo cerca de 100 mL de água destilada. Fazer tal procedimento na capela. 3. Transferir quantitativamente a solução resultante contida no béquer, com o auxílio de um funil, para um balão volumétrico de 500 mL. Completar o volume adicionado água destilada até completar o traço de aferição. Esta solução deve ser armazenada em um frasco escuro e conservada ao