Exercício de economia
2273 palavras
10 páginas
EXERCÍCIO DA PÁGINA 1051- Caracterize o mercado concorrencial. Que regra o empresário segue para maximizar seus lucros?
R: É um tipo de mercado em que há um grande número de empresas, sendo que uma empresa, isoladamente, não afeta a oferta do mercado nem o preço de equilíbrio. Para maximizar seus lucros, já que o preço é fixado, da mesma forma também a receita é fixada a igual preço (P=CMg), logo, a empresa poderá vender quanto quiser, limitada apenas na sua estrutura de custos.
2- Diferencie lucro normal de lucro extraordinário.
R: Lucro normal é a remuneração implícita do empresário, ou seja, seu custo de oportunidade. Já o lucro extraordinário é aquele em que as receitas superam os custos.
3- Confronte o monopólio com oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.
R: O monopólio é caracterizado da seguinte forma: de um lado uma só empresa, demandando completamente a oferta de um bem ou serviço e, do outro, todos os consumidores; não há concorrência nem produto substituto; sua demanda tende a ser inelástica; essa única empresa determina o preço de equilíbrio de acordo com sua capacidade de produção.
Oligopólio se caracteriza por um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado, mercado este que pode ser composto por pequeno número de empresas ou grande número de empresas, sendo que poucas o dominam; as quantidades ofertadas, assim como os preços, são fixados entre as empresas por meio de conluios ou cartéis; há empresas líderes que, via de regra, fixam o preço e há empresas satélites que seguem as regras ditadas pelas empresas líderes.
4- Quais as estruturas do mercado de fatores? Como elas se caracterizam?
R: As estruturas do mercado de fatores são seis:
Concorrência perfeita: mercado onde a oferta do fator de produção é abundante, tornando o preço desses fator constante.
Monopólio de mercado: quando há um monopolista na venda de insumos.