curso básico universitário
Campus São Paulo
Joao Miguel Almeida
Cinética Química
São Paulo - SP
31/10/2013
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Campus São Paulo
Joao Miguel Almeida
Cinética Química
São Paulo - SP
31/10/2013
1. OBJETIVO Mostrar como a concentração dos reagentes, a ação do catalisador, da temperatura e a natureza dos reagentes podem interferir na velocidade de uma reação química.
2. INTRODUÇÃO TEÓRICA Cinética é o ramo da química que estuda a velocidade das reações e os fatores externos que afetam essas velocidades. Através da observação de influencias dos fatores externos nas velocidades das reações é possível se descobrir os mecanismos das reações, ou seja, a maneira segundo a qual realmente ocorre. Do ponto de prático a Cinética é muito importante, pois é de grande interesse econômico acelerar as reações que produzem substâncias que serão comercializadas e retardar reações indesejadas, tais como as reações dos processos de corrosão dos metais. Sob mesmas condições externas, a velocidade de uma reação irá depender da natureza química dos reagentes. Assim sendo, há reações extremamente rápidas (combustão da gasolina), e reações extremamente lentas (formação do petróleo).
Velocidade média de uma reação química A velocidade de uma reação pode ser calculada em função do consumo de qualquer um dos reagentes ou da formação de qualquer um dos produtor. Sendo Δquantidade a concentração de reagente que foi consumida, ou a quantidade de produto formada, durante um intervalo de tempo Δt, a velocidade média da reação (Vm) é definida como segue:
A Δquantidade pode ser expressa em termos de massa, volume, quantidade de matéria (mol), concentração (comum, molar). O intervalo de tempo Δt pode ser expresso em segundo, minuto, hora, dia, ano, etc. O valor da velocidade dependerá do reagente