solucoes
SOLUÇÕES
Objetivos
Preparar soluções de concentrações diferentes
Efetuar operações e medidas com Balança, Pipetas e Balões Volumétricos. Medir pH de soluções preparadas .
Introdução
Soluções são misturas homogêneas de dois ou mais componentes e podem ser sólidas, líquidas ou gasosas.
A substância em maior quantidade recebe o nome de solvente e aquelas em menor quantidade são chamadas solutos. Essa classificação depende apenas da quantidade da substância na solução.
As soluções mais importantes para os seres vivos são aquelas em que o solvente é a água, ditas aquosas. As soluções são muito importantes em nosso dia-a-dia: o a que respiramos é uma solução (mistura) de gases; a agua do mar do mar (que cobre 3/4 da superfície terrestre ) é uma solução que contém vários sais; muitos produtos, como bebidas, materiais de limpeza, remédios, etc. são soluções; muitas reações químicas, feitas em laboratório e em indústrias, são realizadas em soluções; em nosso corpo (que contem cerca de 65% em massa de água), o sangue, o suco gástrico, a urina são líquidos que contêm em solução um número enorme de substâncias que participam do nosso metabolismo. As soluções, enfim, têm grande importância cientifica industrial e biológica.
Há várias classificações para as soluções. Quanto à condutividade elétrica, por exemplo, algumas soluções podem ser eletrolíticas ou iônicas e não eletrolíticas ou moleculares, conforme conduzem ou não a corrente elétrica. As soluções podem ser classificadas também, segundo seu estado físico. Fala-se então em soluções sólidas, líquidas e gasosas. Muitas ligas metálicas são soluções sólidas. É o caso do ouro comum, que é uma liga de ouro e cobre. As soluções líquidas são muito comuns. O vinagre, por exemplo, é uma solução de