SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS POLARES E NÃO POLARES
Trabalho apresentado à disciplina de Química Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense – Campus Concórdia.
Prof.ª Cristiane
Turma: Engenharia de Alimentos 1ª/ 2012.
Concórdia, 26 de Junho de 2012
Introdução
Solubilidade é o máximo de soluto que é totalmente dissolvido em um solvente a uma certa temperatura. A quantidade de soluto que pode ser dissolvido varia, pois, existem fatores que alteram a solubilidade, entre eles estão: interações soluto-solvente, efeitos da temperatura, efeitos da pressão.
Uma mistura entre duas ou mais substâncias pode ser denominada de solução quando esta apresenta-se homogênea, ou seja, monofásica. Nas soluções sempre apresenta-se pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto. O solvente é denominada a substância que está em maior concentração na solução, e o soluto aquele que apresenta uma menor quantidade.
As soluções podem ser divididas em: saturadas, insaturadas e supersaturadas.
Solução saturada: é aquela que, ao se ir adicionando um soluto sólido a um solvente atinge ao ponto de equilíbrio. Solução insaturada: tem uma concentração de soluto menor do que uma solução saturada, podendo dissolver soluto adicional até se tornar saturada. Solução supersaturada: tem uma concentração de soluto maior que a solução saturada, por isso é uma solução instável, não havendo equilíbrio de solubilidade é seu soluto tende a cristalizar-se.
Objetivos
Observar se houve solubilidade e ou variação de temperatura nos ensaios experimentais com: álcool etílico e água destilada; acetona e água destilada; hexano e água destilada; iodo e água destilada; iodeto de potássio e água destilada; hexano e iodo; hexano e iodeto de potássio.
Preparar uma solução de sulfato de cobre.
Materiais e reagentes
Prática 1
7 tubos de ensaio;
1 suporte para tubos de ensaio;
1