solubilidade da madeira
A densidade da madeira é uma característica complexa resultante da combinação de diversos fatores.
A densidade é um importante fator na determinação das propriedades físicas e mecânicas que caracterizam diferentes espécies de madeiras, diferentes árvores de uma dada espécie e diferentes regiões de uma mesma árvore. Dentre as várias maneiras de se expressar a densidade da madeira, uma das mais práticas, vem a ser a densidade básica que é a relação entre o peso absolutamente seco da madeira, em gramas ou toneladas, e seu volume, respectivamente em centímetros cúbicos ou metros cúbicos, quando em estado de completa saturação de água.
Os processos clássicos para a determinação da densidade básica da madeira preconizados por FERREIRA (1968) são aplicáveis quando se dispõe de amostras nas formas de secções transversais do tronco ou baguetas obtidas através das sondas de Pressler.
Nas indústrias de celulose, onde a madeira é transformada em cavacos e a amostragem para controle da matéria-prima é feita nos mesmos, pode-se lançar mão de adaptações dos métodos clássicos entre os quais o da Balança Hidrostática e do Máximo Teor de Umidade da madeira.
No século III A.C., o filósofo, matemático e físico Arquimedes, realizando experiências cuidadosas, descobriu uma maneira de calcular o empuxo que atua em corpos mergulhados em líquidos. Suas conclusões foram expressas por intermédio de um princípio, denominado princípio de Arquimedes, cujo enunciado é o seguinte: “Todo corpo mergulhado em um líquido recebe um empuxo vertical, para cima, igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo.” Esse princípio nos mostra como calcular o valor do empuxo, isto é o valor do empuxo que atua em um corpo mergulhado em um líquido é igual ao peso do líquido deslocado pelo corpo.
Usando as Leis de Newton, poderíamos chegar a esse mesmo resultado para o cálculo do empuxo. Perceba, entretanto, que Arquimedes descobriu esses fatos por meio de experiências, muitos anos antes de