Solstício e Equínocio
Equinócio
É uma ocasião em que o dia e a noite tem a mesma duração de 12hrs e os hemisférios norte e sul recebem a mesma quantidade de luz solar. Isso ocorre por que a uma diferença na distribuição dos raios solares entre os dois hemisférios é consequência de uma inclinação de aproximadamente 23°27’ do eixo de rotação da Terra com relação ao eixo de translação. Com isso, em um período do ano, a luz solar ira ficar com maior intensidade sobre um dos hemisférios, alternando em outra parte do ano, conforme o movimento do planeta. No entanto, em dois dias do ano, a Terra se situa em pontos onde os raios solares incidem perpendicularmente à linha do Equador, proporcionando a mesma distribuição de luz para os dois hemisférios. Os equinócios também definem as mudanças de estações, no ano dia 21 de março, tem início a primavera no Hemisfério Norte e o outono no Hemisfério Sul; no dia 23 de setembro, outono no Hemisfério Norte e primavera no Hemisfério Sul.
Solstício O solstício corresponde ao instante em que o Sol atinge a sua declinação máxima ou mínima, dependendo do hemisfério em questão. No solstício de Verão o Polo Norte apresenta uma inclinação de 23,5º em direção ao Sol, enquanto no solstício de Inverno o Polo Norte fica afastado do Sol com uma inclinação de 23,5º. Ele acontece graças aos fenômenos de rotação e translação do planeta Terra, pois graças a eles a luz solar é distribuída de forma desigual entre os dois hemisférios. O solstício de Inverno significa que a luz do sol não incide com tanto fulgor no hemisfério em questão. São fenômenos opostos dependendo do hemisfério em que um determinado país se encontra.
Existem dois solstícios:
Solstício de verão determina que a duração do dia será a mais longa do ano.
Solstício de inverno determina que a duração da noite irá ser mais longa do ano. No hemisfério sul, o solstício de verão acontece nos dias 21 ou 23 de dezembro e o solstício de inverno nos dias 21