Correntes do pensamento geográfico, Sistemas de coordenadas geográficas, Movimentos da Terra e Equinócios e Solstícios
Correntes do pensamento geográfico ..............................................................03
Sistemas de coordenadas geográficas 06
Movimentos da Terra 07
Equinócios e Solstícios 08
Bibliografia 09
Correntes do pensamento geográfico.
A sistematização da Geografia teve inicio por volta do século XIX, por Humboldt e Ritter. Vindo destes 2 autores surgem as correntes do pensamento geográfico. Destacam-se como correntes de pensamento geográfico: o Determinismo Ambiental, o Possibilismo, o Método Regional , a Nova Geografia e a Geografia Crítica. Cada uma delas com suas práticas teóricas, empíricas e políticas, seguindo uma seqüência histórica predomina ou coexiste com outra corrente.
O determinismo ambiental. Teoria formulada por um geógrafo alemão chamado Friedrich Ratzel, no século XIX. A teoria fala das influências que as condições naturais exerceriam sobre o ser humano, defendendo a tese de que a natureza determina o homem, interferindo na capacidade de progredir.
As afirmações de Ratzel estavam fortemente ligadas ao momento histórico que vivia, durante a unificação da alemã. O expansionismo do Império Alemão, arquitetado pelo primeiro-ministro da Prússia Otto von Bismarck, foi legitimado pelas duas principais correntes de pensamento ratzeliano, o determinismo geográfico e o espaço vital(espaço necessário à sobrevivência a uma comunidade). A primeira explicaria a superioridade de algumas raças - nesse caso, a alemã -, que naturalmente se desenvolveriam mais do que outras, e a segunda justificaria a conquista de novos territórios para suprir a maior demanda de recursos para seu desenvolvimento, ou seja, ou expansionismo.
Os discípulos do determinismo foram além das proposições ratzelianas, chegando a afirmar que o homem seria um produto do meio. Defendiam que um meio natural mais hostil proporcionaria um maior nível de desenvolvimento ao exigir um alto grau de organização social para