Apostila De Clima E Solo Tiago Mendes Faria
PRODUÇÃO VEGETAL – AGRICULTURA
CLIMA E SOLO
São Carlos – SP
2010
Versão – 09.10
CLIMA
1. CONCEITOS INICIAIS
1.1.Meteorologia, Climatologia e Agrometeorologia
A meteorologia é definida como a ciência que estuda a atmosfera e seus fenômenos, e a climatologia é o estudo científico do clima. O Meteorologista e o Climatologista, contudo, diferem significativamente em sua metodologia de trabalho; enquanto o Meteorologista aplica as leis da física clássica e as técnicas matemáticas no estudo dos fenômenos atmosféricos, o Climatologista utiliza técnicas estatísticas para inferir informações a respeito do clima. O Meteorologista estuda o tempo e o Climatologista estuda o clima. Porém, a Climatologia está baseada na Meteorologia existindo, portando uma relação estreita entre a Meteorologia e a Climatologia.
A Agrometeorologia (ou Meteorologia Agrícola) é considerada como sendo o estudo das condições atmosféricas e suas conseqüências no ambiente rural. Tem sua principal aplicação no planejamento e na tomada de decisões em uma propriedade agrícola, seja na produção animal ou vegetal, sendo ferramenta indispensável no processo produtivo rural. Pode portanto, ser ainda dividida em Bioclimatologia Vegetal e Animal.
1.2. Tempo e Clima
Em meteorologia é feita uma distinção entre o tempo e o clima. O tempo é o estado da atmosfera em um determinado momento e lugar ou é o estado da atmosfera com relação aos seus efeitos sobre a vida e as atividades humanas. Por outro lado, o clima é a síntese do tempo num determinado lugar para um determinado período de tempo. O Clima, se refere as características da atmosfera inferidas de observações contínuas durante um longo período, como por exemplo 30 anos (normal climatológica). É o conjunto de fenômenos meteorológicos que determinam o estado médio da atmosfera em determinada região ou local.
O clima abrange um maior numero de dados que as condições do tempo para uma determinada área. Ele