Nutrição
A carne pode ser considerada um dos primeiros alimentos do homem, pesquisas comprovam o uso da carne de animal, na alimentação, dede 30 mil anos antes da nossa era. A caça era fundamental para a sobrevivência do homem.
Pode ser apresentada na forma grelhada, assada, cozida, refogada, frita, e é um alimento sempre muito apreciado.
A carne de origem bovina pode ser considerada o grupo de carne vermelha mais consumida, com produção intensa em todo mundo. A ciência vem tentando buscar o melhoramento dos rebanhos.
Para que se tenha uma carne de boa qualidade são utilizados recursos como a genética na reprodução para melhoramento do animal, técnicas de nutrição e saúde, além de condições sanitárias de criação e processamento.
2. Abate Bovino
O boi rastreado vai ser identificado por chip ou brinco, marcado a fogo ou tatuado, o boi rastreado tem sua vida documentada, podendo ter um acompanhamento de controle de qualidade, controle higiênicos, de vacinações, informações determinantes de segurança para o consumidor, ou seja, a origem do boi e a procedência (frigorifico de abate).
Para países que exportam carne o boi rastreado se tornou uma exigência. A instrução normativa IN nº1 (ministério da agricultura, pecuária e abastecimento – Mapa 2012) determina que no brasil todo plantel deveria ser rastreado, essa IN nº1 foi alterada em 2005, podendo o rastreamento ser voluntário.
O abate bovino é regulamentado em legislação federal e inspecionado pelo ministério da agricultura, pecuária e abastecimento (SIF/ Mapa).
A legislação pode ser dividida em 3 níveis, a federal que é aplicada aos estabelecimentos que comercializam carnes entre estados ou para exportação. A legislação estadual que é aplicada em estabelecimentos que comercializam carne para outros municípios. E a legislação municipal que é aplicada para estabelecimentos que comercializam dentro do próprio município.
Essas legislações visam inibir a ação dos abatedouros