solos
O presente trabalho tem como objetivo analisar e relatar a pratica, em forma de relatório, realizadas no Laboratório de Mecânica dos Solos I. E mostrar a importância da pratica diante da teoria dada em sala de aula.
Sendo assim, nos foi apresentado dois métodos de determinação da Umidade:
O primeiro, Método da Estufa, mais facilmente aplicável, onde a medição é baseada nas quantidades conhecidas da amostra, sendo a umidade determinada por pesagens "antes" e "depois" da secagem.
Já o segundo, consiste no emprego do aparelho ”Speedy”. Ele é constituído por um reservatório metálico fechado que se comunica com um manômetro destinado a medir a pressão interna. Dentro deste reservatório são colocados em contacto certa quantidade de solo úmido e uma determinada porção de Carbureto de Cálcio (Cac2). A água contida no solo, combinando-se com o Cac2 geram acetileno, e a partir daí pela variação da pressão interna obtém-se a quantidade de água existente no solo.
1ᴼ Método: Estufa___________________________
Após limparmos a cápsula de alumínio, pesamo-la seca, descobrindo assim o Peso da Cápsula. Depois a enchemos de amostra de solo úmido e a pesamos de novo, descobrindo o Peso da Cápsula + Solo Úmido. Subtraindo o Peso da Cápsula + Solo Úmido pelo Peso da Cápsula, achamos o Peso da Amostra Úmida. Então colocamos a cápsula para secar em uma estufa (convencional – 105 a 110ᴼC ), durante aproximadamente 24h. Após retirarmos a amostra da estuda, com o solo já seco, pesamo-la de novo, encontrando então o peso da Cápsula + Solo Seco, subtraindo pelo o peso da Peso da Cápsula, encontramos o peso do Solo Seco.
Com o peso da Amostra Úmida, e o peso do Solo Seco. Utilizamos da fórmula, para encontramos o teor de umidade:
"h(%)=" "Peso da Amostra Úmida(g) –Peso do Solo