SOLOS
Serras são terrenos acidentados com fortes níveis, frequentemente aplicados a escarpas assimétricas, possuindo uma vertente e outra menos inclinada. Uma serra distingue de um maciço pelo fato de um possuir montanhas singulares em vez de agrupadas.
São formas em cadeias de montanhas em que pode variar entre 600 a 3000 metros. Elas se expandem ao longo do Brasil, apesar de que no Brasil não existir montanhas e sim cadeias de montanhas. Entre elas exitem serras famosas como a Serra da Mantiqueira e Serra dos Órgãos. a palavra serra significa incorreta, não nivelada. isso quer dizer, em geografia, que é um terreno alto em relação ao mar, um terreno acidentado, assimétrico, fragilizado pelo tempo, e com correções brutas do tempo, com grande influencia de elementos naturais de corrosão e erosão, com o sol, ventos, altimetria e precipitações( chuvas )
A Serra Geral é uma formação natural localizada na região centro-sul do Brasil, estendendo-se também além das fronteiras dos vizinhos Paraguai, Uruguai e Argentina. É parte integrante desta série de cadeias montanhosas as serras gaúcha e catarinense. Sua área é de 17300 hectares, repletas de formações originadas a partir de intensas atividades vulcânicas que ocorreram há milhões de anos. Destas atividades vulcânicas teria origem o Planalto Sul-Brasileiro, de vegetação heterogênea e palco de diversas nascentes de rios cristalinos. Há mais de 60 cânions em todo seu terreno, destacando-se os de Malacara e Fortaleza.
O clima predominante na área é temperado, sem período de seca, com as temperaturas podendo variar de -8ºC até 36ºC e sua pluviosidade varia entre 1500 e 2000 mm anuais.
Seu relevo, especialmente na parte catarinense, é acentuado com montanhas e vales profundos recortando a borda do planalto, formando cânions. Já no lado rio-grandense temos a abundância de coxilhas suaves e vales rasos, não havendo terreno de transição. Assim, as ondulações suaves são imediatamente substituídas por paredões