Solos
O solo, também chamado de terra, tem grande importância na vida de todos os seres vivos do nosso planeta, assim como os outros elementos como a água, o ar e o fogo. É do solo que retiramos grande parte dos nossos alimentos e que sobre ele, na maioria das vezes, construímos as nossas casas tendo os seres vivos como ajuda na formação do solo, pois logo que a rocha é alterada e é formado o material mais ou menos solto e macio, os seres vivos animais e vegetais, como insetos, minhocas, plantas e muitos outros passam a ajudar no desenvolvimento do solo. Eles atuam misturando a matéria orgânica (restos de vegetais e de animais mortos) com o material solto e macio em que se transformou a rocha. Esta mistura faz com que o material que veio do desgaste das rochas forneça alimentos a todas as plantas que vivem no nosso planeta, além disso, os seres vivos quando morrem também vão sendo misturados com o material macio e soltos, formando o verdadeiro solo. Deste modo o solo é representado pela seguinte expressão: ROCHAS + CLIMA + TEMPO + RELEVO + ORGÂNICOS = SOLO
Os solos são bastante diversificados no planeta terra, portanto, para facilitar o entendimento sobre o assunto, é necessário entender que existem diferentes classificações.
CLASSIFICAÇÕES:
Origem:
Aluvial: Solo formado a partir do transporte de material e sua deposição em áreas de baixas altitudes. A base para esse tipo de solo se formar são os processos de erosão e deposição. Ex: Áreas ribeirinhas.
Eluvial: Solo formado a partir do intemperismo, sem que haja transporte de material. Este tipo de solo permanece onde foi formado. Ex: Solo de terra roxa (Brasil central), solo das Missões.
Orgânico: Formado a partir do acúmulo de matéria orgânica, normalmente localizado em áreas de grande biodiversidade. Ex: Floresta Amazônica (14% do solo é fértil a partir de material mineral – o que sustenta a floresta em pé é o material orgânico que sofre decomposição rápida e