Solos
Crosta Terrestre: é a parte mais externa do planeta, e formada por vários tipos de rochas em diferentes estágios de formação e decomposição.
Rocha: geologicamente falando, a rocha é um agrgado natural de substâncias minerais ou mineralizadas que entram em grande parte da constituição da Litosfera.
Litosfera: (é a parte sólida da Terra) substância mineralizada quando um determinado organismo sofre o fenômeno da natureza e se transforma em mineral.
Carboníferos: surgimento de carvão mineral.
Classificação das rochas quanto à sua origem
Rochas magmáticas, ígnes, eruptivas ou vulcânicas: foram as primeiras rochas a se formarem. São derivadas da ação do resfriamento do magma vulcânico. Esse tipo de rocha tem a sua origem da Terra. Devido às altas temperaturas que interferem na sua formação, estas costumam ser rochas muito duras e, consequentemente, de difícil decomposição. Ex: Granito, basalto e pedra pome.
Rochas sedimentares e estratificadas: são oriundas de materiais resultantes de erosão de qualquer tipo de rocha que, devido a grande compressão a que são submetidas, voltam a se reagregar formando uma nova e diferente rocha. Ex: Rocha calcária.
Rochas metamórficas: esse tipo de rocha surge devido a diferentes reações químicas e/ou físico-químicas que ocorrem ao longo do tempo em determinados tipos de rochas. Ex: Mármore, Xisto e Gnaisses.
(O Pão-de-Açúcar e o Corcovado são compostos de Gnaisses.)
Divisão física dos solos
Fases dos solos
Líquido: solução do solo (H2O + mineral + outras substâncias)
Ar: Ar com ligeiras diferenças em relação ao ar atmosférico. Vapor d'água.
Sólido: minerais - argila, areia, silte composto. matéria-orgânica - restos vegetais, restos animais, materiais em estágios de diferentes decomposições.
Macro e microorganismo: