Solos
1) O solo é proveniente de material decomposto de rochas pelas intempéries, por material orgânico e até mesmo de organismos em decomposição.
2) As rochas são divididas em Magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas. As magmáticas são originarias do interior da terra, produto da solidificação do magma pastoso. As sedimentares são formadas por sedimentos, que são carregadas por água e vento e são acumuladas em áreas deprimidas. Por ultimo, as rochas metamórficas são rochas que são formadas por transformações físicas e/ou químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e umidade da terra.
3) Mineral é um corpo natural sólido e cristalino formado em resultado da interação de processos físico-químicos em ambientes geológicos, e são classificados como metálicos e não metálicos. As cristais podem ser classificados como propriedades químicas e físicas.
a. Químicas: Silicatos, Carbonatos, Sulfatos, Halóides, Óxidos, Sulfetos, Fosfatos e etc.
b. Físicas: Cor, Brilho, Dureza, Clivagem, Traço, Densidade, Tenacidade, etc.
4) Mapa geológico é um mapa que mostra os tipos de rochas e as estruturas que ocorrem em uma região, e um perfil geológico é uma representação bidimensional da disposição das rochas em um determinado local.
5) Geologia é uma ciência que estuda a terra, sua composição, estruturas, propriedades físicas entre outros, e pedologia é o estudo do solo, como a sua morfologia, e classificação por exemplo.
6) É muito importante para um engenheiro ambiental se estudar geologia e pedologia, pois como a área de atuação do engenheiro é no Meio-Ambiente, no mínimo temos que conhecer um pouco do planeta terra, como características das rochas, e do solo, que são “ferramentas” que usamos para se fazer projetos de remediação, e para caracterizar uma área. Sendo assim, é de extrema importância o engenheiro ambiental, saber muito bem da estrutura das rochas como dos tipos de solos existentes.
7) Perfil de solo nada mais é que