solos permeaveis
Solo permeável significa penetrável, ou seja, que deixa passagem, tem como característica de filtrar não retendo água. Um exemplo de solo permeável é o arenoso. Se jogares água lá, a areia absorverá a água despejada. Já o solo argiloso não possui essa mesma característica.
Em pesquisas realizadas, o solo que demonstrou ter maior permeabilidade foi o solo agrícola com o valor de 0,34 ml/s demorando a água 145 s a atravessá-lo.
Os outros dois tipos de solo (arenosos / arenoso com pequena porcentagem de limo) têm uma permeabilidade intermédia relativamente aos outros solos.
Assim, o solo arenoso teve um valor de permeabilidade de 0,19 ml/s e o solo arenoso com uma pequena quantidade de limo teve um valor igual a 0,27 ml/s. No primeiro solo a água demorou 258 s a atravessá-lo, enquanto que no segundo demorou 187s.
Estas diferenças entre os valores devem-se às diferentes granolometrias das partículas, sendo o menos permeável aquele que é constituído por partículas de pequeníssimas dimensões e o mais permeável o solo com partículas de maiores dimensões.
SOLOS IMPERMEÁVEIS
O solo impermeável significa, perda da capacidade de absorção da água pelo solo. Este processo acontece principalmente nas cidades, em razão do asfaltamento,calçamento de ruas e calçadas, da própria construção de edificações e da cimentação dos quintais e jardins das casas. Forma-se assim uma espécie de capa sobre o solo, impedindo que a água seja absorvida.
Assim, nas áreas urbanas, como a água não é adequadamente absorvida pelo solo e a rede de drenagem pluvial é muitas vezes insuficiente ou está obstruída, ocorre que, em dias de chuva intensa ou prolongada, as águas correm pelo solo impermeabilizado, e a enxurrada vai descendo desde as partes altas, até encontrar terrenos permeáveis - o que pode acontecer nas várzeas dos rios.
Se as várzeas também estiverem impermeabilizadas, as águas acabam chegando à calha dos rios. Se as águas chegam aos rios em volume