Pavimentação permeável na cidade de são paulo
Todo ano o verão, a estação das chuvas, preocupa os cidadãos paulistanos. É muito frequente nessa época em São Paulo a ocorrência de enchentes devido às condições desfavoráveis em que se encontram a cidade, como o desmatamento, a canalização de grandes rios e as vias marginais construídas nas áreas de várzea, o excesso de lixo nas ruas dificultando o escoamento da água pelas bocas de lobo, mas principalmente o processo de impermeabilização do solo com asfalto devido a enorme quantidade de casas e prédios - urbanização.
O continuo processo de desmatamento e de urbanização influenciam o aumento de temperatura desse enorme centro urbano que é São Paulo (ilha de calor) em relação a áreas mais afastadas do centro. Esse processo resulta no aumento da taxa de evaporação, que implica no aumento da taxa de precipitação. No entanto, o principal fator que acarreta as enchentes é o aumento da velocidade de escoamento superficial ocasionado pela impermeabilização do solo.
O assunto a ser abordado nesse projeto será a aplicação de pavimentos permeáveis, meio escolhido pelo grupo na tentativa minimizar essa deficiência que envolve a questão hídrica em conjunto com a impermeabilização do solo na cidade de São Paulo.
1.1. Objetivo
O projeto consiste num conjunto de soluções ecologicamente corretas para o recapeamento das vias da cidade de São Paulo através da utilização dos seguintes tipos de pavimentação permeável: asfalto poroso, asfalto penetrável e lajotas de concreto.
A utilização desses tipos de pavimentação visa aumentar o tempo de escoamento das águas da chuva ao desemboque por meio da absorção da água pelo solo evitando desse modo que grande parte da água seja canalizada pelo sistema de esgoto, e chegue rapidamente ao desemboque sendo inclusive, em certos casos, eliminada a necessidade de bocas de lobo nas ruas.
1.2. Justificativa
O projeto visa a eliminação de poças d’água, de bocas de lobo entupidas, a diminuição das ilhas de calor, das