Viabilidade Economica Afasto Permeavel
PERMEÁVEIS COMO DISPOSITIVO DE CONTROLE DE ESCOAMENTO
SUPERFICIAL
Juliane Vier Vieira1; Sandro Rogério Lautenschlager 2; Jesner Sereni Ildefonso 3; Cristhiane
Michiko Passos Okawa 4; Andréa Sartori Jabur 5
Resumo – Tendo em vista a ocupação urbana desordenada que expõe uma diversidade de problemas, incluído a impermeabilização do solo, tem-se buscado uma solução adequada de controle de escoamento superficial na fonte, e para tal é proposto o uso de pavimentos permeáveis, que tem a função de reservar a água para posterior infiltração no solo ou para encaminhá-la ao exutório, amortecendo os picos de cheia. O objetivo deste artigo é o de determinar qual o melhor tipo de pavimento permeável a ser utilizado na busca do bom dimensionamento e para que seu uso seja satisfatório. A análise de viabilidade demonstra que são diversos os fatores que influenciam nessa escolha incluindo o tipo de solo, tráfego que será submetido, altura do lençol freático, capacidade de infiltração do solo, entre outros e que a escolha poderá ser feita através de um fluxograma contendo questionamentos sobre as características do local e do uso do pavimento.
Conclui-se que o pavimento permeável pode ser utilizado em larga escala, com poucas restrições e que sua escolha adequada garantirá a funcionalidade estrutural e ambiental do pavimento.
Palavras-Chave – Pavimentos Permeáveis; Escoamento Superficial.
VIABILITY ANALYSIS FOR USING POROUS PAVEMENTS AS
CONTROL DEVICE OF SURFACE RUNOFF
Abstract – In view of the disorderly urban occupation that exposes a variety of problems, including soil sealing, has sought an appropriate control surface runoff at source, and to this is proposed the use of porous pavements, which has the function of reserve water for later soil infiltration or sending it to mouth, dampening flood peaks. The objective of this paper is to determine the best type of porous pavement to be used in the pursuit of good design and satisfactory