Sociologia Medicina Popula
São Paulo
2013
CAPÍTULO I: O TRABALHO ETNOGRÁFICO:
1.0 Chá de boldo:
O boldo de jardim ou boldo da terra (Plectranthus barbatus), é um arbusto de origens africanas sendo utilizada como planta medicinal que por sua vez possui propriedades diuréticas e digestivas, o que ajuda no tratamento das doenças do fígado como Hepatite, dores de cabeça e fígado gordo que será abordado neste trabalho. Outro benefício do chá de boldo, é diretamente no estômago. O boldo quando tomado antes de realizar as refeições é capaz de auxiliar na digestão e evitar gases intestinais.
Entretando, além de se tomar o chá é importante evitar alimentos que dificultam a disgestão, dando prioridades a verduras, legumes, frutas e etc. Outro método a ser seguido neste tipo de tratamento é não ingerir bebidas alcoolicas, sabendo que esse é o fator principal de diversos problemas envolvidos no fígado.
Apesar deste método ser muito eficaz, é necessário ingerir com moderação pois, quando usado em longos períodos pode acarretar em uma irritação gástrica. Outra situação que se deve ter cuidado é em casos de gravidez, neste caso, o chá de boldo deve ser evitado, pois sua finalidade nesta ocasião pode ser abortiva.
2.0 Receita do chá de boldo:
• Ingredientes: - 2 folhas de boldo. - 1 copo de água.
• Procedimento:
Primeiramente, as folhas de boldo devem ser socadas em um pilãozinho. A proporção certa é de 23g de folha, em uma colher de sopa bem cheia, para 1 litro de água.
Após ter feito o passo inicial, coloque os ingredientes numa panela e deixe ferver por 5 minutos. Apague o fogo, deixe amornar, coe e beba a seguir, sem adoçar, de 3 a 4 vezes ao dia. Para uma maior concentração de propriedades terapêuticas, recomenda-se tomar o chá logo após o seu preparo.
*Diante dos sintomas de problemas no fígado, recomenda-se seguir este tratamento caseiro por 2 dias. Mas, se os sintomas persistirem ou se