SOLOS MINERAIS
A IMPORTANCIA: Em síntese, os solos podem ser definidos como “um conjunto de corpos naturais, sintetizado em forma de perfil, composto de uma mistura variável de minerais despedaçados e desintegrados, e de matéria orgânica em decomposição, que cobre a terra com uma camada fina e que fornece, desde que contenha as quantidades necessárias de ar e água, amparo mecânico e subsistência para os vegetais”
INTEGRADOR DA BIOSFERA: Pela sua importância na manutenção da vida no planeta, o solo é considerado patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU). O solo desempenha uma grande variedade de funções vitais, de caráter ambiental, ecológico, social e econômico, constituindo um importante elemento paisagístico, patrimonial e físico para o desenvolvimento de infraestruturas e atividades humanas.
FATORES DE FORMAÇÃO DO SOLO (FATORES ATIVOS CLIMA E ORGANISMOS VIVOS)
01 – MATERIAL DE ORIGEM – MATERIAL MINERAL OU ORGANICO DO QUAL OS SOLOS SE DESENVOLVEM MATERIA-PRIMA QUE EXISTIU E DEU LUGAR À FORMAÇÃO DOS SOLOS, ROCHA SUBJACENTE E SEDIMENTOS.
02 – CLIMA – A temperatura, a umidade do ar, a radiação e a pressão atmosférica interferem diretamente na velocidade e forma de consolidação e transformação. O vento, por exemplo, influencia potencialmente o processo de