Mecânica do Solos I - Relatório 01 Minerais, Rochas e Solos
Minerais, Rochas e Solos
Mecânica dos Solos I
São Paulo, 2013
Objetivo
O objetivo da aula prática em laboratório foi conhecer rochas e minerais, através da sua cor e tonalidades, características de suas constituições, classificando-as entre suas composições químicas, sua forma estrutural, de acordo com seu processo de formação. Identificar os solos, através do sentido tátil e visual, características perceptíveis do material.
Introdução
Os minerais são substâncias encontradas na natureza, formados por uma composição química equilibrada, resultante de milhões de anos de processos inorgânicos (ação do calor, pressão, etc.). A maioria dos minerais são sólidos, como feldspato, mica, quartzo, mas há alguns líquidos, como a água e o mercúrio.
As rochas são formadas por dois ou mais minerais agrupados. Existem três classificações para as rochas, de acordo com a sua formação: magmáticas, sedimentares e metamórficas.
Na superfície terrestre podemos encontrar diversos tipos de solo. Cada tipo possui características próprias, tais como densidade, formato, cor, consistência e formação química.
EXPERIMENTO - 01
Materiais
Minerais: Muscovita, Turmalina Negra, Talco, Biotita, Calcita, Hematita (Ferro).
Rochas: Diabásio (Ígnea), Pedra Pomes (Ígnea), Obsidiana (Ígnea), Pedra Sabão (Metamórfica), Gnaisse (Metamórfica), Quartzito (Metamórfica), Ardósia (Metamórfica), Travertino (Sedimentar), Arenito (Sedimentar).
Solos: Argila, Areia e Silte.
Procedimentos
Minerais: Análise dos minerais citados através de algumas informações obtidas no experimento, conforme TABELA 01 - MINERAIS:
TABELA 01 - MINERAIS
Nome do Mineral
Coloração
Brilho
Clivagem
Utilidade
Muscovita
Marrom
Vítreo