Metodo quantitativo
Professora: Juliana A. Melo
Lista de Exercícios
Valor: 0,5 pontos
1 – Explique a diferença entre Contabilidade Nacional e Macroeconomia e como as duas disciplinas se relacionam.
R- Basicamente a contabilidade Nacional é uma técnica e a Macroeconomia uma ciência, de forma geral a CN é definida como uma técnica, similar às dos sistemas convencionais de contabilidade, que se propõe a apresentar uma síntese de informações, cifradas em unidades monetárias, sobre vários tipos de transações econômicas que se verificaram, em determinado período de tempo, entre os diversos setores e agentes do sistema econômico de um país. Já a Macroeconomia aplica-se ao estudo das relações entre os grandes agregados econômicos, é a teoria da renda, emprego, níveis gerais de preços e moedas é a parta da Ciências Econômicas que estuda as medidas globais e os agregados do sistema.
2 – Explique sucintamente porque os agregados começam a ser estudados por volta de 1930.
R- Após a 2 guerra mundial surgiu a necessidade de ter uma melhor compreensão do processo econômico global e de seus resultados, bem como da estrutura e do potencial dos sistemas econômicos vital para o planejamento de politicas anti-depressão.
3 – Qual objetivo do Fluxo Circular da Renda. Ilustre.
R- O fluxo circular de renda é um recurso esquemático desenvolvido pelos economistas para representar o funcionamento de uma economia hipotética, mais importante do que a mera representação do funcionamento de uma economia, o fluxo circular da renda é um instrumento de fundamental importância para compreendermos como é gerada e mensurada a riqueza dos países. Temos a participação dos agentes econômicos onde as famílias consomem bens e serviços e as empresas produzem através da mão de obra das famílias os bens e serviços, com isso se torna um fluxo circular.
4 – Considere que numa economia em determinado ano ocorreu uma grave epidemia, que ocasionou um aumento na demanda de serviços